quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Casa Cuba será em São Leopoldo -Aniversário do FSM

Em São Leopoldo serão realizadas duas grandes atividades

O período do Seminário dos 10 anos do Fórum Social Mundial será de 25 à 29 de Janeiro de 2010

A 2ª Reunião Pública Mundial de Cultura que irá avaliar os cinco anos da aprovação da Agenda 21 da Cultura - fruto da 1ª Reunião Pública Mundial da Cultura, ocorrida em 2003, em Porto Alegre - buscando ampliar sua abrangência e conhecimento em relação a cidades e territórios da América Latina e Caribe, e avaliar e fortalecer a implantação da Convenção sobre a proteção e promoção da Diversidade das Expressões Culturais - aprovada em 2005 pela UNESCO - em nosso continente.

Casa Cuba - é o espaço de debate político e de intercâmbio cultural tradicional das edições brasileiras do FSM, que este ano ocorrerá paralelalamente a realização da 2ª RPMC e irá abrigar debates e reflexões sobre os 50 anos da Revolução Cubana, a conjuntura política, as perpectivas dos governos progressistas da América Latina e Caribenha e a Identidade Cultural do continente. Além disso contará com uma grande Programação Cultural com a presença de nomes consagrados da música latino-americana como o cubano Vicente Feliú e o uruguaio Daniel Viglietti, artistas brasileiros, e artistas africanos. Inscrições no site: www.saoleopoldo.rs.gov.br

domingo, 6 de dezembro de 2009

XVIII CONVENÇÃO NACIONAL DE SOLIDARIEDADE À CUBA

Foi acertada a data da XVIII Convenção Nacional de Solidariedade à Cuba. Será nos dias 04, 05 e 06 de Junho de 2010, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Será um momento ímpar para o Movimento de Solidariedade à Cuba. Comemoraremos os 50 anos do ICAP - Intituto Cubano de Amizade entre os Povos. São 50 anos de Luta , de Solidariedade e de Integração com os Povos . Aguarde, que em breve anunciaremos a nossa programação. Para maiores contatos, nosso e-mail é : acjmrs@gmail.com

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

V Encontro InternacionalPela Libertação dos Cinco Heróis e contra o Terrorismo

Declaração dos participantes do V Encontro Internacional
“Pela Libertação dos Cinco Heróis e contra o Terrorismo”.


A todas as mulheres e homens do mundo amantes da justiça.
Ao povo dos Estados Unidos:


Cinco valorosos cubanos: Gerardo, Ramón, Antonio, Fernando y René há mais de onze anos estão presos de forma injusta em cárceres dos Estados Unidos da América, pelo único delito de combater o terrorismo e defender o direito de seu povo a viver em paz.
Estes Cinco Heróis, ao lutar contra o terrorismo, defender as causas mais justas de dignidade e liberdade humanas, têm para si o respeito de todo o seu povo e da humanidade progressista.
O longo e politizado processo tem servido para que se cometam contras eles e seus familiares, as mais incríveis torturas físicas e mentais, em flagrante violação dos princípios mais elementares de direito internacional, das normas do devido processo e das regras sobre o tratamento aos detentos.
O governo dos Estados Unido da América mantém uma dupla moral em sua política de luta contra o terrorismo: hospeda, protege e apóia organizações terroristas que atuam impunemente dentro do seu território, ocasionando vítimas no solo do povo cubano e de outros países.


Considerando o acima exposto:

Os participantes do V Encontro Internacional “Pela Libertação dos Cinco Heróis e contra o Terrorismo”, lutadores sociais, sindicalistas, pacifistas, parlamentares, líderes de partidos, intelectuais e líderes religiosos, estudantes, concordam em emitir a seguinte Declaração:


1) Exigimos do governo dos Estados Unidos da América:

Respeitar suas próprias leis e ajustar sua atuação às normas do Direito Internacional;

Cessar, de forma IMEDIATA! as sistemáticas e reiteradas violações aos direitos humanos que cometem contra os Cinco Heróis e seus familiares e, em particular, a violação do direito de visitas familiares das esposas Olga Salanueva e Adriana Pérez, ao qual se incorpora a reclamação de autorização do visto de entrada aos Estados Unidos para ambas;

Por fim ao apoio logístico e financeiro a grupos e organizações terroristas radicadas neste país, e julgar o reconhecido terrorista Luis Posada Carriles pela explosão de um avião cubano no qual perderam a vida 73 civis;

2) Demandamos ao Presidente Barack Obama e ao governo dos Estados Unidos da América, que ordene a liberdade já! dos Cinco heróis porque são inocentes!

3) Convocamos a todas as pessoas honestas do planeta e, de maneira especial, ao povo nobre dos Estados Unidos que trabalham intensamente na tarefa de divulgar a justa causa pela qual lutam os Cinco heróis, que exijam sua liberdade como um tributo à decência e à verdade;

4) Ratificamos aos Cinco Heróis e a todos que lutam pela sua liberdade, que não nos cansaremos de denunciar esta injustiça e que seguiremos combatendo até que regressem a sua Pátria;


Plano de ação aprovado pelos delegados ao V Encontro Internacional “Pela Libertação dos Cinco Heróis e contra o Terrorismo”.

Holguín, 21 de novembro de 2009


Este V Encontro em Holguín é especialmente importante depois da negativa da Corte Suprema de aceitar o caso em junho deste ano, do processo de sentença a Antonio, em 13 de outubro, que o condenou a 21 anos e 10 meses, a próxima sentença em 8 de dezembro a Fernando e Ramón, a ratificação das injustas condenações a René e Gerardo,cujo caso é o mais difícil e a não concessão de vistos até agora a Adriana e Olga.
Este caso sempre foi político, mas nunca como neste momento temos a necesidade de fazer sentir o peso da denuncia internacional e da solidaridade perante a administração Obama, que tem a possibilidade legal e constitucional de por fim a essa injustiça.
Todos os esforços que realizarmos na luta pela libertade dos Cinco estão direcionados a repercutir nos EEUU, onde os grandes meios continuam ignorando o caso. O trabalho de mais de 300 comitês, em mais de 100 países, já começou a dar pequenos frutos. A própria promotoria o reconheceu em Miami perante a sentença de Tony:“tem um grande barulho internacional em volta do caso, é necessario melhorar a imagem da Justiça dos EEUU”.
Neste sentido é necessário definir os pontos onde iremos trabalhar com mais força.


Principais propostas feitas pelos participantes para conquistar a liberação dos cinco:


1- Ampliar os espaços de trabalho

• continuar apresentando o caso e demandando solidariedade em todos os movimentos sociais, alargando o aspecto político dos setores onde levamos nossa mensagem, especialmente governos, parlamentos,organizações religiosas, personalidades,organizações legais, organismos de direitos humanos e sindicatos.

• Propiciar a participação de ativistas pela liberdade dos cinco no Fórum Social dos Estados Unidos 2010, que acontecerá de 22 a 27 de junho, em Detroit .

•Seguir denunciando com mais força do que nunca o duplo discurso do governo dos Estados Unidos, que mantêm presos Cinco inocentes, e ampara, proteje e libera terroristas confessos como Luis Posada Carriles e Orlando Bosch Àvila.


2- Trabalho com Parlamentares

• Vincular o pedido dos parlamentares de cada país ao dos congressistas dos Estados Unidos.

•Propiciar a visita de ativistas pela liberdade dos Cinco a congressistas dos EEUU e a própria presidenta da Câmara dos representantes Nancy Pelosi.

• propiciar a visita de parlamentares de outros paises aos Cinco em suas prisões.


3- Trabalho com os Sindicatos

• garantir que as ações organizadas ou associadas aos sindicatos tenham um impacto nos sindicatos homólogos dos Estados Unidos.

• Aproveitar o1º de maio próximo para dar visivilidade as imagens dos Cinco, nas manifestações que se realizarem em cada país.


4- Ampliar o uso das novas TIC (Tecnologías da Informática e das comunicações) •

•Aproveitar os espaços que nos disponibiliza a internet para colocar pequenos vídeos no youtube, com imagens quepodem ter impacto nos EEUU.

•Melhorar nossas Web, boletins e mensagens, aproveitar a possibilidade de criação de blogs, facebook e twitter.

• Garantir maior presença nos grandes meios de comunicação, inclusive a publicação de uma página em jornal de edição nacional nos EEUU.

• Divulgar os sitios www.antiterroristas.cu e www.cubadebate.cu em outros idiomas, como centros de referência sobre o caso dos Cinco .


5- Recursos culturais

• Dar conhecimento da produção intelectual e sensibilidade artística dos Cinco.

• Explorar toda manifestação cultural, desde concertos a exposições, somando a estes personalidades de relevo internacional e continuar nossos esforços para manter o caso nos meios.

• Convocar novos realizadores do cinema e outros suportes audiovisuais para seguir levando a estes espaços a causa dos Cinco.


6- Solidaridade

•Milhares de pessoas trabalham no mundo pelo fim do bloqueio genocida contra Cuba. Por diferentes razões nem todos trabalham pela liberdade dos Cinco. Temos que conseguir que se somem ao trabalho todos aqueles que são solidários com Cuba, porque exigir a liberdade dos Cinco é exigir o direito soberano de Cuba a viver em paz.


7- Nobel da Paz para os Cinco


8- Insistir para que o governo dos Estados Unidos outorgue vistos humanitários à Olga Salanueva e Adriana Pérez.

•Aproveitar a existência da Comissão Internacional pelo Direito a Visitas Familiares, cujos membros são personalidades de reconhecimento internacional e compreende 27 paises.

• Realizar ações em cada país onde existam membros desta Comissão para a demanda dos vistos, e que se somem a ela personalidades de países que ainda não a integram. Os pedisos devem ser dirigidos a Barack Obama e outros funcionários do governo dos Estados Unidos. demanda dos vistos a eles pedidos dos vistos de entrada dirigidos a Barak Obama e outros funcionarios do governo dos Estados Unidos.

• Aproveitar datas importantes para as familias e as mulheres: Natal e final de ano, 14 de fevereiro e 8 de março.


9- Continuar com o apoio a luta legal do caso

• Informar regularmente sobre a evolução do caso.

• Publicar na íntegra e em diferentes veículos, o conteúdo dos Amigos dirigidos a Corte, e demais documentos legais públicos.

• Continuar identificando personalidades do setor jurídico que se envolvam na batalha pela liberdade dos Cinco.


10- Trabalho com os governos

• Conseguir pronunciamentos sobre o caso por parte de chefes de estado e outros altos funcionários dos governos.

• Conseguir que chefes de estado se dirijam a Obama solicitando a comutação da condenação dos Cinco.


11- Trabalho com as novas gerações

• Priorizar os professores como multiplicadores da causa dos Cinco.

• Utilizar a obra literária dos Cinco para o aprendizado na primeira infância e no fortalecimento dos valores éticos e humanos.

• Produzir literatura e outros suportes didáticos com linguagem adequada ao público das primeiras idades.

• Incorporar o tema dos Cinco como um componente dos projetos comunitários.


Datas Importantes para ter em conta no próximo semestre:

8 de Dezembro: Sentença de Fernando e Ramón
10 de Dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos
24 e 25 de Dezembro: Natal
31/12 e 1º de Janeiro: Final de ano e 51º aniversário da Revolução Cubana
14 de Fevereiro: Dia do Amor e do Amigo
8 de Março: Dia Internacional da Mulher
1º de Maio: Dia Internacional dos Trabalhadores
2º domingo de Maio: Dia das Mães
17 de Junho: Aniversario da Carta Aberta ao povo dos Estados Unidos.



Participantes no V Coloquio Internacional “Pela Libertação dos Cinco Herois e contra oTerrorismo”.
Holguín, 21 de novembro de 2009